Curso de Surf – Administração, Marketing e Gestão de Negócios

Surf – Arte, cultura e estilo de vida

 A ideia de que o surf é mais que um esporte, é um estilo de vida, nunca esteve tão concreta. Quem afirma é o economista, surfista e publisher da revista Alma Surf, Romeu Andreatta, convidado do curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negóciospromovido pelo Ibrasurf na Escola de Educação Física e Esporte da USP.

Nesta segunda-feira, 08 de junho, Romeu ministrou uma palestra sobre a influência da cultura surf no mercado e na sociedade, apresentando dados e estatísticas que surpreenderam os alunos.

Sua relação com o surf vai além da água salgada no sangue e da infância no litoral. Andreatta está há 25 anos no mercado, foi fundador da Revista Fluir e hoje está à frente da Revista Alma Surf, além de ser idealizador e curador do Festival Alma Surf.

Para Romeu, o surf e a praia são culturas e segmentos que andam sempre juntos. A prova disto é o resultado de uma pesquisa feita pelo Toledo e Associados, encomendada em 2008 pela Alma Surf. A grande maioria dos 281 entrevistados em São Paulo associa o surf diretamente à praia.

A mesma pesquisa separou os entrevistados em dois grupos: praticantes, aqueles que surfam pelo menos cinco vezes por mês e tem duas ou mais pranchas, e simpatizantes, aqueles que não surfam, mas admiram o estilo de vida do esporte.

E são os simpatizantes os responsáveis pela maior parte do consumo no mercado de surf: 87%, contra apenas 13% dos praticantes. Mas, segundo Romeu, os surfistas são os verdadeiros formadores de opinião neste mercado.

O Rio de Janeiro concentra a mais forte cultura surf no Brasil. Não pelo número de surfistas, mas por ter a tradição de lançar tendências, marcas e costumes dessa tribo. 

Romeu afirmou também que a cultura surf pode ganhar ainda mais espaço se explorar seu estilo altamente saudável e o contato direto com a natureza, que proporcionam qualidade de vida.

O surf se transformou em algo maior que o esporte em si, é cultura, estilo de vida e mercado. Por isso, alcançou todas as camadas da sociedade, atraindo quem vive essa realidade ou simplesmente se identifica com ela.

“A mais positiva influência do surf na sociedade é a busca por uma vida mais prazerosa”, declarou Romeu. “Para mim, ser surfista é ser um hedonista. Onde tem surf, tem as melhores mulheres, os melhores lugares, a melhor música. Há sempre alguém com o sorriso no rosto”.

Na próxima segunda feira, dia 15 de junho, o convidado é Roberto Perdigão, da ASP South America, abordando o tema “Entidades e Campeonatos”.

O curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios acontece todas as segundas-feiras até o dia 13 de julho, das 19h às 21h45, na Escola de Educação Física e Esporte da USP. O curso é uma realização do Ibrasurf e da EEFEUSP Junior e conta com o apoio da USP, Waves, Star Point, e William Woo.     

  Marilia Fakih – Ibrasurf 

 

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