Hora do vamos ver
Três catarinenses, dois paulistas, dois cearenses, um paraibano, um potiguar, um baiano e dois surfistas do Rio de Janeiro formam a lista dos 12 candidatos ao título brasileiro da temporada. A grande final do SuperSurf 2008 pelo terceiro ano seguido será disputada nas ondas da Barra da Tijuca, de quarta-feira a domingo desta semana em frente ao Barramares na Av. Sernambetiba, zona Oeste do Rio de Janeiro.
O catarinense William Cardoso lidera o ranking e seus principais adversários são o paraibano Jano Belo, o cearense André Silva e o jonvillense Jean da Silva. Na história do Circuito Brasileiro iniciada em 1987, nenhum catarinense ou cearense aparece na Galeria dos Campeões.
Já na categoria feminina, a cearense Tita Tavares confirmou por antecipação o tetracampeonato brasileiro na etapa passada, em Ubatuba.
A baixinha é uma colecionadora de recordes no SuperSurf, que no ano 2000 inaugurou uma nova era na história do esporte no país com a implantação da Divisão Principal do Brasileiro como no Circuito Mundial. Tita Tavares ganhou a primeira edição e é a única tetracampeã brasileira no SuperSurf, pois a carioca Andréa Lopes conquistou o primeiro dos quatro títulos dela em 1999.
A cearense também foi quem ganhou mais etapas (14), disputou mais finais (21) e apresenta o melhor índice de vitórias (83,5%) em baterias nas duas categorias, ganhando 96 das 115 que disputou. É, ainda, a única mulher a tirar nota 10 dos juízes e conseguiu isso duas vezes, além de deter os maiores placares femininos da história em baterias de duas ondas (17,67 atingidos este ano) e quando eram três notas (26,33 pontos) computadas.
No Masculino, Renato Galvão foi o primeiro a ter cinco vitórias desde a estréia do SuperSurf no ano 2000, feito atingido em casa na etapa passada na Praia de Itamambuca, em Ubatuba. E a sua quarta vitória foi nas mesmas ondas da Barra da Tijuca no ano passado, quando vencer a última etapa era a única condição para o paulista conquistar um segundo título brasileiro.
Só que Jihad Kohdr já havia garantido o primeiro lugar no ranking e comemorado o bicampeonato nas semifinais. Esse título ainda está sub-judice e pode ficar com Renato Galvão porque o paranaense não compareceu no exame anti-doping que é realizado sempre na última etapa do Circuito Brasileiro.
A situação do novo recordista de vitórias em etapas do SuperSurf está parecida este ano, mas agora chegando na final ele já supera os pontos do líder William Cardoso nas quatro etapas da temporada. É essa também a condição mínima para o baiano Wilson Nora, enquanto para o cearense Messias Félix, o potiguar Danilo Costa e o niteroiense Bruno Santos, precisam vencer a grande final do SuperSurf 2008 para ultrapassar os 2.550 pontos do catarinense.
O carioca Gustavo Fernandes, o paulista Beto Fernandes e o catarinense Marco Polo conseguem isso chegando as semifinais. André Silva do Ceará e Jean da Silva de Santa Catarina passam essa marca nas quartas-de-final e o vice-líder Jano Belo atinge o feito nas oitavas, o que para ele significa vencer duas baterias na Barra da Tijuca. Neste ano, o título brasileiro pode até ser decidido numa final entre William Cardoso e Jano Belo, o único com chances matemáticas para isso.
No entanto, o catarinense tira concorrentes da briga e dificulta a vida dos outros a cada fase que avançar no Rio de Janeiro. Ele vem embalado da sua primeira vitória no WQS conquistada há três semanas na Espanha e se ganhar sua bateria de estréia na quarta-feira, ou passar pela repescagem caso não consiga, ele já elimina três: Messias Félix, Danilo Costa e Bruno Santos.
Depois, William tem que vencer duas baterias para tirar mais três da corrida pelo Volkswagen Cross Fox zerinho oferecido pela Editora Abril, que fez o SuperSurf se tornar o circuito nacional mais rico do mundo. Ele acaba com as possibilidades de Renato Galvão e Wilson Nora, com Beto Fernandes só podendo empatar com os 2.840 pontos que o catarinense alcança nas quartas-de-final.
Se passar mais uma, William Cardoso supera o paulista e André Silva e Marco Polo também saem da briga. Aí ele só não será consagrado campeão brasileiro se Jano Belo chegar a final, ou Gustavo Fernandes e Jean da Silva vencerem a última etapa do SuperSurf 2008 no Rio de Janeiro. Já o único que pode decidir o título na última bateria da temporada é o paraibano Jano Belo, portanto certamente todos os dias serão de muita emoção com confrontos decisivos por posições no ranking a cada bateria.
Na outra ponta da tabela, a promessa é de uma grande batalha para fechar o grupo dos 24 primeiros colocados que vão permanecer na elite nacional do SuperSurf. Os outros 22 que completam a lista são indicados pelos rankings de acesso da ABRASP e nomes de peso do surfe brasileiro aparecem na zona do rebaixamento, não conseguindo vaga por nenhuma competição classificatória.
É o caso dos campeões brasileiros Peterson Rosa e Pedro Muller, recordistas de vitórias em etapas na história do Circuito Brasileiro, incluindo as disputadas antes da Era SuperSurf, bem como de ex-tops do WCT como Guilherme Herdy (RJ), Yuri Sodré (RJ), Paulo Moura (PE) e Fábio Silva (CE). Também vão tentar entrar na zona de classificação na última etapa o experiente Wagner Pupo (SP) e destaques do Brasil no WQS, como Hizunomê Bettero (SP), Simão Romão (RJ) e Leandro Bastos (RJ), entre outros.
A Volkswagen e a Nova Schin apresentam o Super Surf 2008, o circuito nacional mais rico do mundo, que é realizado com co-patrocínio da Nescau, Gillette, GOL Linhas Aéreas Inteligentes e da marca Nicoboco, além de apoio da Revista Fluir. Desde a sua criação no ano 2000, o Grupo Abril organiza a Divisão Principal do Circuito da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP).
Todas as cinco etapas são transmitidas pelos sites Super Surf e Abrasp, com as finais no domingo também passando ao vivo pelo canal Sportv. Esta última etapa na Barra da Tijuca também conta com o apoio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria de Esportes e Lazer, da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro e da Associação de Surf da Barra da Tijuca.
Top 16 do Super Surf 2008 depois de quatro etapas 1 William Cardoso (SC) – 2.550 pontos 2 Jano Belo (PB) – 2.510 3 Gustavo Fernandes (RJ) – 2.470 4 André Silva (CE) – 2.350 5 Beto Fernandes (SP) – 2.340 6 Marco Polo (SC) – 2.250 7 Renato Galvão (SP) – 2.200 8 Wilson Nora (BA) – 2.080 9 Messias Felix (CE) – 2.030 10 Jean da Silva (SC) – 1.970 11 Danilo Costa (RN) – 1.940 12 Adilton Mariano (CE) – 1.910 13 Davi de Jesus (SC) – 1.900 14 Flávio Costa (BA) – 1.850 14 Odirlei Coutinho (SP) – 1.850 14 Saulo Junior (SP) – 1.850 Top 10 da categoria Feminina 1 Tita Tavares (CE) – 3.720 pontos 2 Suelen Naraisa (SP) – 3.200 2 Diana Cristina (PB) – 3.200 4 Andréa Lopes (RJ) – 2.460 5 Bruna Schmitz (PR) – 2.450 6 Gabriela Teixeira (RJ) – 2.340 7 Monik Santos (PE) – 2.330 8 Luana Coutinho (SP) – 2.230 9 Taís de Almeida (RJ) – 2.220 9 Juliana Quint (SC) – 2.220 fonte: waves
]]>