O Instituto Brasileiro de Surf (Ibrasurf) e a Escola de Educação Física e Esportes da USP realizam às segundas-feiras a segunda edição do curso Surf:Administração, Marketing e Gestão de Negócios.
Grandes nomes do surf são convidados para debater a situação atual do mercado, que cresce 10% ao ano e movimenta cerca de 2,5 bilhões de reais no Brasil, exigindo profissionais cada vez mais qualificados para gerir seus negócios e serviços.
Em 2008, o curso superou as expectativas e contou com a participação de 109 inscritos. Para este ano, a novidade é o certificado nível 2, oferecido aos alunos que participaram da primeira edição.
As aulas começaram no dia 27 de abril com o empresário Álfio Lagnado. Fundador da Hang Loose e dono das licenças das marcas Quiksilver, Reef, Volcom e Rusty no Brasil, Álfio é referência no mercado de surf brasileiro e marca presença no cenário internacional com a realização da etapado Circuito Mundial da ASP, o Hang Loose Pro Santa Catarina, além do já tradicional Hang Loose Pro Contest, etapa do WQS que rola em fevereiro no arquipélago de Fernando de Noronha.
Na aula seguinte, os alunos assistiram a palestra de Pedro Pires, da Trevisan, sobre “Empreendorismo e Industria do Esporte”. Especialista em dados e números que explicam o esporte como uma das principais formas de entretenimento no mundo, o professor Pedro mostrou aos presentes a magnitude da indústria esportiva e como o surf pode crescer e evoluir espelhando-se no modelo de outras modalidades consideradas mais tradicionais.
O terceiro convidado foi o jornalista Reinaldo “Dragão” Andraus, que fez uma viagem pela história do surf, desde a época dos antigos polinésios até o fenômeno Kelly Slater, passando pela tradição havaiana, as ondas grandes, a prática do tow-in e a previsão de ondas via internet.
Uma das visitas mais aguardadas e aplaudidas do curso foi o carioca Rico de Souza, lenda viva do surf brasileiro, ex-surfista profissional, shaper e empresário. Rico falou sobre a atual situação das escolas de surf no país, da falta de profissionalismo e da necessidade de preparação dos professores envolvidos, além de contar um pouco da sua trajetória no esporte.
Para desvendar o mercado do ponto de vista administrativo, o presidente da Rip Curl Brasil, Felipe Silveira, foi o convidado. Contando como passou de representante comercial a CEO da empresa, Felipe prendeu a atenção dos alunos com teorias aprendidas na universidade e experiências acumuladas ao longo da carreira, iniciada como surfista profissional.
Romeu Andreatta foi o convidado para abordar a forte influência da cultura surf na sociedade atual. Mais que um esporte, o surf se tornou um estilo de vida e atrai tanto quem vive essa realidade como quem simplesmente se identifica com ela.
Isso se reflete no mercado de surf, onde 87% dos consumidores de surfwear são simpatizantes, enquanto apenas 13% são praticantes, aqueles que possuem pelo menos duas pranchas e surfam em torno de cinco vezes por mês.
Para as próximas aulas, estão previstas palestras com Roberto Perdigão, da ASP South America, Cláudio Martins de Andrade, o Claudiones, do grupo Waves/Fluir, Evando Abreu, da Editora Abril, entre outras feras do mercado do surf.
O curso Surf:Administração, Marketing e Gestão de Negócios acontece até o dia 13 de julho, sempre às segundas-feiras, das 19h às 21h45, na Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo. Marilia Fakih – Ibrasurf
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