Flux Experiences, Outras Competições

Hang Loose Pro

 Contagem regressiva na Vila

A primeira semana do inverno começou com céu azul e temperaturas amenas em Santa Catarina, mas as previsões indicam a chegada do vento Sul nesta quinta-feira (25/6), para mudar as condições e aumentar as ondas para o primeiro final de semana do Hang Loose Santa Catarina Pro 2009 em Imbituba.

Uma chamada para o início da etapa brasileira do ASP World Tour já está marcada para as 7 horas deste sábado (27/06) na praia da Vila.

A expectativa é de boas ondas para realizar a fase classificatória logo no primeiro dia do seu prazo, que vai até 5 de julho.

As maiores estrelas do esporte também movimentarão o aeroporto de Florianópolis, pois todos desembarcam durante esta semana e seguem direto para Imbituba, cerca de 80 quilômetros ao Sul da capital catarinense.

O Hang Loose Santa Catarina Pro será realizado no formato de competição antigo, com repescagem para os que não conseguirem vencer suas baterias na primeira fase.

Todos os 48 participantes são divididos em baterias de três atletas e os primeiros colocados dos dezesseis confrontos avançam direto para a terceira fase. Já os perdedores têm nova chance de classificação na repescagem, quando as baterias passam a ser homem-a-homem e eliminatórias.

Pela primeira vez na história do WCT Brasil, etapa do ASP Tour da América do Sul, ele será realizado na melhor época para a entrada de grandes ondas em Imbituba, pois desde 2003 ele vinha acontecendo no início de novembro.

Apesar disso, a praia da Vila sempre apresentou boas ondas durante este tempo e na edição do ano passado foi considerada como uma das melhores etapas da temporada. O Hang Loose Santa Catarina Pro agora passou a ser o quarto desafio do ano e toda a elite vai estar presente, com exceção de alguns poucos atletas que estão contundidos.

O australiano Luke Stedman ainda recupera-se de uma fratura no pé e desde o início do ASP World Tour 2009 vem sendo substituído pelo seu compatriota Jay Thompson, que já confirmou sua participação no Brasil, até porque ocupa um ótimo 13º lugar na classificação geral das três primeiras etapas.

O norte-americano Gabe Kling também fraturou o pé no Tahiti, mas ainda não oficializou sua ausência. O tour manager da ASP, Renato Hickel, recebeu a notificação de que o australiano Adrian Buchan sofreu uma séria contusão no joelho na Indonésia.

“Vários tops aproveitam o intervalo das competições para fazerem surf trips, inclusive o brasileiro Adriano de Souza”, destaca Renato Hickel, gerente geral do Circuito Mundial. “Infelizmente recebi esta triste informação da contusão do Adrian Buchan, que provavelmente ficará de fora também da etapa seguinte a do Brasil, na África do Sul. Pelas regras da ASP, o seu substituto é Patrick Gudauskas (EUA) e ele já está sendo contatado para saber se virá competir”.

Outra baixa também já confirmada no Hang Loose Santa Catarina Pro é a do campeão catarinense Marco Polo. Ele está bem colocado no ranking mundial do WQS e preferiu disputar uma etapa nível 6 estrelas que vai acontecer na próxima semana na África do Sul.

Com isso, a vaga de convidado da Federação Catarinense de Surf será ocupada pelo vice-campeão Guilherme Ferreira. “O Marco Polo representou bem nosso estado em Imbituba em 2008 e está focado em buscar sua classificação para o WCT este ano. Mas, o Guilherme Ferreira deve fazer bonito também e no domingo até ganhou a etapa do Circuito Estadual realizada em Navegantes”, destaca Fred Leite, presidente da Fecasurf.

Guilherme Ferreira deve ser o adversário do cabeça-de-chave número 1 do Hang Loose Santa Catarina Pro, que não será o atual campeão mundial Kelly Slater. O maior ídolo do esporte não começou bem a temporada, só passou uma bateria nas três etapas e amarga uma decepcionante 25ª posição no ranking, somando três 17ºs lugares.

A hora da virada é agora, pois um bom resultado em Imbituba, quem sabe repetindo a vitória na primeira edição do WCT Brasil em Santa Catarina em 2003, coloca Kelly Slater na briga pelo histórico décimo título de campeão mundial.

No momento, os australianos dominam as primeiras posições. Joel Parkinson abriu uma boa vantagem com as vitórias nas duas etapas da Austrália. Taj Burrow foi vice-campeão na final contra o californiano Bobby Martinez no Tahiti e é o segundo colocado.

Mick Fanning, único bicampeão da etapa brasileira do ASP Tour em Santa Catarina em 2006 e 2007, aparece em terceiro lugar.

Além deles, os únicos com chances matemáticas de brigar pela ponta do ranking no Hang Loose Santa Catarina Pro são o norte-americano C. J. Hobgood (4º lugar), o brasileiro Adriano de Souza (5º) e o sul-africano Jordy Smith (6º).

Toda a torcida é para que o Mineirinho conquiste sua primeira vitória em Imbituba. Ele já começou bem a temporada, fazendo sua primeira final na carreira na etapa de abertura na Gold Coast.

WCT Surf Music Festival – No sábado (27/6) também acontece o WCT Surf Music Festival no novo espaço de shows do Mar del Rosa, na praia do Rosa, em Imbituba.

O baterista Teco Padaratz agora vive mais intensamente a carreira artística e vai dividir o palco com convidados especiais, Armandinho e John Bala Jones. Mas, a grande atração é a banda australiana The Beatiful Girls, uma das melhores de surf music do mundo.

O WCT Surf Music Festival vai começar a partir das 16 horas no Mar del Rosa e os ingressos já estão a venda em Florianópolis e em Imbituba.

O Hang Loose Santa Catarina Pro 2009 é uma realização da Gate e Quântica Promoções e Eventos em parceria com o Grupo RBS. Patrocínio: Hang Loose e Skol. Apoio: Prefeitura de Imbituba e Governo do Estado de Santa Catarina e Fundesporte – Fundo de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte.

Campeões da etapa brasileira do ASP World Tour em Santa Catarina

2008 – Bede Durbidge (Aus)

2007 – Mick Fanning (Aus)

2006 – Mick Fanning (Aus)

2005 – Damien Hobgood (EUA)

2004 – Taj Burrow (Aus)

2003 – Kelly Slater (EUA)

 

Ranking do ASP World Tour 2009 depois de três etapas

 

1 Joel Parkinson (Aus) – 3.000 pontos

2 Taj Burrow (Aus) – 2.318

3 Mick Fanning (Aus) – 2.208

4 C. J. Hobgood (EUA) – 2.196

5 Adriano de Souza (Bra) – 2.174

6 Jordy Smith (Afr) – 2.076

7 Bobby Martinez (EUA) – 2.025

8 Tom Whitaker (Aus) – 1.932

9 Fredrick Patacchia (Haw) – 1.886

10 Kieren Perrow (Aus) – 1.742

10 Damien Hobgood (EUA) – 1.742

10 Taylor Knox (EUA) – 1.742

13 Jay Thompson (Aus) – 1.610

14 Bede Durbidge (Aus) – 1.552

14 Adrian Buchan (Aus) – 1.552

16 Michael Campbell (Aus) – 1.511

20 Jihad Khodr (Bra) – 1.235

30 Heitor Alves (Bra) – 1.045

fonte: waves

]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *