Curso de Surf – Administração, Marketing e Gestão de Negócios

Surf com a imagem em alta

Foi-se o tempo em que o surf era mal visto pela sociedade e o surfista era descriminado por passar o dia na praia na companhia dos amigos e da prancha. Hoje o surf ganhou um espaço gigante na mídia e está presente em propagandas de carros, cervejas, passando por marca de sabão em pó e tema de novela e desenho animado.

A forte influência do surf na publicidade foi assunto da palestra de Rogério Boccuzzi, marketing da Quiksilver. Ele foi o convidado desta segunda-feira, 22 de junho, do curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negóciospromovido pelo Ibrasurf na Escola de Educação Física e Esporte da USP.

Buccuzzi está há 20 anos no mercado de surf, com passagens pela Revista Fluir e a extinta Venice. Quando iniciou na área, o esporte caminhava para o formato business e marcas internacionais começavam a ser licenciadas no Brasil.

Hoje a situação é outra. A ligação com a natureza, qualidade de vida e lazer fizeram do surf um dos temas preferidos dos publicitários. Basta ligar a televisão e assistir a alguns comerciais para logo achar um surfista ou um carro com uma prancha passando por ali.

Mas, segundo Boccuzzi, é preciso conhecer bem o assunto para usá-lo. Muitas empresas exploram o surf querendo atingir o público jovem, mas faltam informações suficientes sobre o life style do esporte para chegar ao seu objetivo.

“O envolvimento com o surf é essencial para trabalhar e criar campanhas voltadas para o público do esporte”, afirma.

Boccuzi explica que o surfista tem uma visão da praia, da onda e até do próprio surf bem diferente da maioria das pessoas. Por isso é preciso saber o que o surfista está consumindo, quais picos frequenta e o que gosta.

Em tempos de crise, o cuidado só aumenta. “As empresas disponibilizam de menos recursos para atingir um número maior de pessoas. É preciso dar o tiro certo”, diz o marketing da Quiksilver, citando o exemplo da própria marca.

Uma peculiaridade do surf é o “conflito” existente entre o publico-alvo e público consumidor. Na Quiksilver, as campanhas publicitárias são voltadas para os praticantes, mas esses representam cerca de 10% do total de pessoas que consomem seus produtos.

Com a Roxy, marca feminina da empresa, acontece o contrário. O número de mulheres praticantes é menor ainda, por isso, o marketing é voltado às simpatizantes, garotas que não surfam, mas admiram o esporte e seu estilo.

Outro problema que a marca enfrenta é a falta de espaço na mídia para divulgação, já que no Brasil faltam veículos especializados no público feminino.

Entre as ações de marketing da Quiksilver/Roxy está o mershandising nas surf shops, com materiais gráficos da marca espalhados em vitrines e em áreas internas das lojas. “O consumo é influenciado dessa forma. Muitas pessoas são estimuladas a consumirem as marcas associando a imagem exposta”, argumenta.

Na próxima semana, o convidado do curso é Evandro Abreu, gerente de produto da Editora Abril e organizador do SuperSurf, que vai abordar o tema “Marketing Esportivo e Patrocínio”.

O curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios acontece todas as segundas-feiras até o dia 13 de julho, das 19h às 21h45, na Escola de Educação Física e Esporte da USP. O curso é uma realização do Ibrasurf e da EEFEUSP Junior e conta com o apoio da USP, Waves, Star Point, e William Woo.

Marilia Fakih – Ibrasurf 

 

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