O gaúcho Felipe Silveira é um exemplo de profissional do mercado do surf que consegue conciliar experiência na água salgada e formação acadêmica. Ex-surfista profissional, ele ocupa o cargo máximo da Rip Curl Brasil: CEO da marca.
Nesta segunda-feira, 25 de maio, Felipe Silveira foi o convidado do curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios, promovido pelo Ibrasurf na Escola de Educação Física e Esporte da USP.
O presidente da Rip Curl Brasil ministrou uma palestra sobre Administração de Empresas no surf e prendeu a atenção dos alunos interessados em ingressarem nesse mercado, que cresce cerca de 10% ao ano e movimenta 2,5 bilhões de reais no país.
Enquanto países como a Austrália e os Estados Unidos estão nesse negócio há mais de 50 anos, o Brasil começou a profissionalizar esse setor nos anos 80. Apesar de ser um mercado novo, o potencial do surf por aqui é enorme e oferece oportunidades no comércio, indústria e serviços, como mídia e escolas.
Felipe começou no surf em competições estaduais no Rio Grande do Sul e em 1989 se tornou o primeiro surfista profissional do estado. Competiu no Circuito Brasileiro e em algumas etapas do calendário mundial, e decidiu encerrar sua carreira de atleta em 1993.
Formou-se em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e começou a trabalhar com vendas. Em 1995, foi convidado a ingressar como representante comercial na SurfLand, empresa que detinha algumas marcas de surf, entre elas, a Rip Curl.
Em 1998, assumiu o cargo de gerente e em 2000, a Rip Curl Internacional tomou a licença brasileira da marca. Felipe contribuiu para a mudança da sede de São Paulo para o Guarujá, com o intuito de aproximar mais a empresa do mar. Sua decisão foi contestada por muita gente, já que a maioria das empresas do segmento estava na capital paulista.
Com a mudança para o litoral, em 2002, Felipe assumiu interinamente a gerência da marca, e em 2007 tornou-se presidente da empresa no Brasil. Aumentou seu conhecimento profissional com um MBA de Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas e um curso de Finanças Corporativas em Melborne, na Austrália. Mas afirma que as maiores experiências foram adquiridas em viagens pelo mundo como atleta.“Existe uma carência no mercado de profissionais que tenham experiência no esporte e formação acadêmica. O sucesso nos negócios do surf é uma combinação de Havard com água salgada”, disse Felipe citando Peter Townend, campeão mundial de 1976.
O surf influencia jovens em todo mundo. O estilo de vida do esporte dita tendências, é referencia de moda e comportamento. Por isso a necessidade de ter profissionais qualificados atuando no mercado.
A Rip Curl Brasil segue o conceito mundial da marca, que valoriza a criatividade e a inovação e vê o produto como a principal ferramenta de marketing. Foi esse envolvimento total com o esporte que rendeu uma parceria inédita com a Rede Globo em 2009 para a novela Três Irmãs, que teve o surf como foco principal.
Tanto para a Rip Curl quanto para Felipe Silveira estar próximo do mar é a melhor forma de comprovar a qualidade do produto imediatamente. Os próprios funcionários da empresa são voluntários nessa empreitada e testam as novidades na praia.
Felipe surfa quase todos os dias, não só pelo hobby, mas também como terapia. “Estar dentro d’água é uma forma eficiente de renovar as energias e aumentar a sensibilidade nos negócios. Sou muito grato ao surf por tudo o que ele fez e ainda faz por mim”, finalizou.
Na próxima semana, o convidado do curso será Avelino Bastos, da Tropical Brasil, que ministrará uma palestra sobre “Economia e Plano de Negócios”.
O curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios acontece todas as segundas-feiras até o dia 13 de julho, das 19h às 21h45, na Escola de Educação Física e Esporte da USP.
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