Surf Art

A incrível arte do Mestre João Vianey e toda sua diversidade artística

Apresentamos a incrível arte do Mestre João Vianey e toda sua diversidade artística, com pitadas de elementos históricos e recheados de cores revelando a cultura surf. Por Fernando Bari – cabecaFeita.com

Naturalmente Arte

A arte de João Vianey revela a cultura surf envolvendo as sensações que o próprio artista capta em sua aproximação com o surf há cerca de trinta anos. João vê possibilidades de arte em tudo que seus olhos percebem, transformando simples sucatas ou galhos secos recolhidos na natureza em esculturas e artefatos artísticos. Criado no nordeste brasileiro, João Vianey começou seu no surf após um pedido do seu filho, também artista Jones Siqueira. Um desenho com o tema para estampar uma de suas camisetas ativou em Vianey o fascínio pelo esporte.  João abriu revistas de surf da época para pesquisar, e se encantou com os movimentos e cores do surf,  à partir desse momento passou a produzir obras de arte belíssimas, misturando técnicas e experimentações, recheando exposições no Brasil e paredes pelo mundo.

Diversidade Artística

Autodidata,  tem na abundância e variedade da natureza brasileira, em especial o mar e os manguezais, sua maior fonte de inspiração. Experimentalista, é adepto de todo o tipo de material.  Tecido, massa, madeira e sucata são alguns dos elementos utilizados em seu trabalho. “Há mais ou menos 30 anos encontrei na cultura praiana brasileira uma fonte inesgotável de inspiração. Desde então, estabeleci uma relação íntima e absoluta com o mar”, finaliza Vianey.

Entalhe  em madeira

A técnica apurada de João Vianey eterniza sensações e momentos, como na tela à óleo “Celebração” onde as tonalidades das cores revelam um feliz fim de tarde de surf, captando a atmosfera do momento. Na utilização de técnica mista, a obra “Menino ao Vento” exibe paleta de cores refinadas, com muita expressão no tema, reforçando sua  intimidade  com madeira – “Me trabalho é feito com madeira industrial, o MDF, ecologicamente correto. Com uma placa em mãos, faço primeiramente o desenho, para depois entalhar e preparar a superfície para a pintura, com tinta acrílica ou óleo. Esse processo pode levar de 18 a 20 dias para finalizar.” – revela João Vianey. Algumas obras são em parceria com seu filho, Jones Siqueira. A mistura de estilos resulta em uma harmonica e variada gama de possibilidades para retratar o surf, revelando obras de arte com originalidade.

Variadas Técnicas

O acervo do artista plástico e escultor João Vianey, é formado de obras que retratam a história do surf, como a obra inspirada na clássica foto de Greg Noll, em Waimea, esculpida em madeira e pintada à óleo, além de temas envolvendo atletas, paisagens com motivos ocêanicos e surf, além de reproduções de fotógrafos consagrados como Clark Little e Sean Davey, produzidas também com entalhe e pintura. Entre os entalhes e esculturas, Vianey utiliza fios de ouro para o acabamento das obras. Pequenos detalhes geram personalidade e bom gosto em sua arte, formando um acervo com variadas técnicas. Outra especialidade do artista é a utilização da monotipia, interessante recurso quando misturados à atmosfera do surf.

Exposições de arte

O artista participa ativamente de exposições e acredita que é um dos o caminhos para o artista ganhar experiência – “Venho expondo meus trabalho há anos, em diversos lugares e também em eventos. Acho o que o feedback que o artista recebe ao ouvir comentários, ou a maneira como sua obra é recebida, e também percebida pelo espectador, torna o processo artístico mais prazeroso, nos trazendo conhecimento para aprimorar a arte.” – revela João Vianey. Diversas de suas obras retratam alguns pontos da história do esporte. O artista plástico  participou de diversas edições do tradicional evento de surf Festivalma. Durante a edição de 2010, na visita do legend Greg Noll ao Brasil. As obras de Vianey encataram Mr. Noll,principalmente uma escultura feita de galhos secos de árvore, representando o “ballet” do surf, o legendário Greg Noll não pensou duas vezes, arrematou a escultura e ainda se emocionou ao presenciar sua famosa fotografia em Waimea talhada em madeira produida pelo artista. Com muita simpatia e alto astral, Greg Noll assinou a obra, tornando- a parte da história da Surf Art. Em 2010 na vila Madalena,  o portal cabecaFeita.com teve a honra de produzir e prestar serviços de curadoria para a exposição “De mar a Bares” de João Vianey. Foram apresentadas 22 obras de arte originais, com grande maioria em madeira entalhada e pinturas à òleo. O evento ainda teve no vernissage a participação do músico Edu Marron e sua banda apresentando clássicos do Rock com performance ao vivo com muito groove. O evento foi realização da Galeria Alma do Mar, temática na cultura surf. Ainda no mesmo ano, João participou de mais três exposiões realizadas pelo portal cabecaFeita.com, entre elas a Mostra Surf Art Brazil, Adventure Sports Fair e da mostra de arte da universidade USP em São Paulo.

Ano de 2011

Em plena produção  e a criatividade em alta, Vianey vem realizando diversas exposições pelo litoral do Brasil com suas obras. Participou de etapas do WQS Super Surf apresentando pinturas exclusivas durante diversas etapas do campeonato. As exposições rolaram  na sala Pegeout instalada dentro do palanque principal do evento. No litoral norte de São Paulo, apresentou suas obras em exposições em conceituadas casas de entreterimento na temporada de verão, com o “A Firma” e “Seu Sebastião” em Maresias.

Exposiçao Família Vianey 2011 – 2012

Nesta temporada de verão, até fevereiro, Vianey e Jones Siqueira estão em exposição no restaurante “A firma” em Maresias com novas obras de arte. Fonte: www.cabecaFeita.com]]>

One thought on “A incrível arte do Mestre João Vianey e toda sua diversidade artística

  1. Camila disse:

    Boa noite
    Preciso do contato do artista Vianey Siqueira, já tenho uma arte dele e gostaria de adquirir outras….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *