Curso de Surf – Administração, Marketing e Gestão de Negócios

Rico de Souza bate um papo na USP

O carioca Rico de Souza é uma lenda viva do surf brasileiro. Já foi atleta profissional, campeão nacional, é shaper, empresário e um dos homens mais influentes no assunto. Mas gosta de ser chamado mesmo é de surfista.

Nesta segunda-feira, 18 de maio, Rico de Souza foi o convidado do curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios, promovido pelo Ibrasurf na Escola de Educação Física e Esporte da USP.

Rico ministrou uma palestra sobre a situação das escolas de surf no país e sobre sua trajetória de atleta, shaper e empresário. Com muita descontração, ele encantou os alunos do curso e promoveu uma verdadeira viagem na história de sua vida, que se confunde com a própria história do surf no Brasil.

Nascido numa família de advogados, Rico teve que batalhar muito para ter seu reconhecimento no esporte. Deu seus primeiros passos como shaper em 1966, fazendo pequenos consertos.

Foi campeão brasileiro em 1972, em Ubatuba, e a partir daí as encomendas e prestígio aos equipamentos que produzia só aumentaram.

Em 1982, fundou a Escola de Surf do Rico no Arpoador, contrariando opiniões que diziam que surf se aprende sozinho, e não em escola. No começo, a turma de alunos era formada por crianças e adolescentes. Nomes como Gustavo Fernandes, atual campeão brasileiro, Phil Rajzman, campeão mundial de longboard, Eduardo Bagé e Guilherme Herdy passaram pelas aulas de Rico.

Hoje, com sedes na Barra e na praia da Macumba, a escola se consolidou e recebe empresários, executivos, médicos, mulheres, pessoas de todas as faixas etárias que buscam qualidade de vida.

Para Rico, não basta ser surfista para montar uma escola. É preciso ser formado em Educação Física e ser filiado ao CREF (Conselho Regional de Educação Física), além de conhecer bem o mar, entender de marés, ventos, correntezas, bancos de areia e valas.

Paralelo à Escola de Surf do Rico, existe um projeto que ensina surf a crianças carentes. Além da arte de deslizar sobre as ondas, a molecada aprende profissões ligadas ao esporte, como fazer consertos em pranchas. “Todo cidadão, seja rico ou pobre, se fizer pelo menos um pouco pelo outro, estará ajudando a construir um país melhor”, acredita.

Foi dele também a ação de levar o surf para dentro das escolas públicas, com uma série de 40 palestras pelo Brasil. Nelas, soldados do G-Mar falavam sobre a prevenção de afogamentos, enquanto Rico ensinava sobre o surf, tipos de fundo das praias e apresentava os grandes ídolos para a moçada.

Rico falou também sobre seu amor pelo Hawaii, sobre o campeonato de Stand Up Paddle que acontecerá no EarthWave Festival de Surf em Santos, sobre a tentativa de quebra de recorde de maior número de surfistas na mesma onda e sobre a amizade com o santista Picuruta Salazar. “O Picuruta é parceiro, é um cara que está sempre somando”, disse.

Para terminar, Rico sorteou o livro “Boas Ondas: Surfando com Rico de Souza” entre os alunos, e deixou um recado: “Se você tem um sonho, corra atrás. No primeiro ano você vai quebrar a cara, vai voltar para a casa chorando. Mas se você tiver perseverança e fizer a coisa certa, vai conquistar o que sonha. Nada nessa vida vem de mão beijada”.

Na próxima segunda-feira, dia 25 de maio, o convidado do curso será Felipe Silveira, CEO da Rip Curl. O curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios acontece todas as segundas-feiras até o dia 13 de julho, das 19h às 21h45, na Escola de Educação Física e Esporte da USP. O curso é uma realização do Ibrasurf e USP e conta com o apoio do Waves, Star Point, EEFEUSP Junior e William Woo. 

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