O Ibrasurf – Instituto Brasileiro de Surf – surgiu em 1997 com o intuito de promover ações educacionais, ambientais, culturais e esportivas através do surf. Tudo começou meio que por acaso com um grupo de surfistas universitários da USP, Mackenzie e PUC.
A primeira realização do Ibrasurf, hoje coordenado por Alexandre Zeni, foi o campeonato de surf no Beach Games, torneio universitário que reuniu diversas modalidades na praia Vermelha do Norte, em Ubatuba, nos dias 6 e 7 de dezembro de 97. Dois anos depois, surgiu a primeira edição do Circuito Paulista Universitário, até hoje o mais antigo e tradicional evento da categoria no mundo.
Em 1999, como parte do cronograma da faculdade de Esporte na USP, Zeni desenvolveu o Congresso Brasileiro de Surf, um encontro com grandes nomes do esporte para estimular e difundir estudos e pesquisas no assunto.
Com o sucesso do Paulista Universitário, o Ibrasurf foi convidado para realizar um circuito nacional para estudantes. Surgiu assim em 2001 o Festival Brasileiro Universitário de Surf, com a participação de mais de 200 faculdades e 1 milhão de estudantes nas principais cidades e praias do país.
Mas o foco do Ibrasurf não é só campeonatos e congressos. Durante 11 anos, o Instituto esteve à frente da Escola de Surf de Riviera, na Riviera de São Lourenço, em Bertioga. A escola considerada modelo no esporte sempre contou com o que há de melhor em recusos humanos e materiais, com professores credenciados ao CREF (Conselho Regional de Educação Física), excelente estrutura física para atendimento dos alunos, metodologia própria e sequência pedagógica, equipamentos adequados para iniciantes, além de um grandioso projeto social para crianças carentes.
Em 2008, o Ibrasurf teve bons motivos para comemorar. O Circuito Paulista Universitário completou uma década de história e sucesso, enquanto o Festival Brasileiro de Surf Universitário recebeu total apoio do Ministério do Esporte. Além disso, numa parceria inédita com a Prefeitura de São Paulo, o Ibrasurf foi pioneiro em introduzir aulas gratuitas de Surf e Stand Up Paddle nas piscinas da cidade durante a realização da Virada Esportiva.
Neste mesmo ano, teve início o curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios, promovido pelo Ibrasurf em parceria com a Escola de Educação Física e Esporte da USP. O curso superou as expectativas e reuniu mais de 100 alunos interessados em adquirir conhecimento para trabalhar no mercado de surf.
Diante desse sucesso, o Ibrasurf fechou uma parceria com o Instituto Wanderley Luxemburgo (IWL) para promover um curso tele presencial sobre Mercado de Surf, que aconteceu em janeiro deste ano.
Em 2009, o curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios está em sua segunda edição e já contou com a participação de grandes nomes do esporte, como Alfio Lagnado, dono da Hang Loose, Rico de Souza, Reinaldo “Dragão” Andraus, jornalista especializado, Felipe Silveira, presidente da Rip Curl Brasil, entre outros. As aulas vão até o dia 13 de julho, sempre às segundas-feiras.
Como novidade este ano, além do Paulista e Brasileiro Universitários, será realizado o primeiro Festival Ibrasurf Colegial, campeonato de surf exclusivo para alunos de 12 a 17 anos que moram e estudam na capital paulista.
Também está sendo desenvolvido o projeto de Regulamentação das Escolas de Surf no Brasil, que visa estabelecer procedimentos para padronizar as atividades em todas as escolas do país, trazendo mais profissionalismo e segurança aos envolvidos nas aulas de surf.
Ainda na agenda 2009 estão previstos outros eventos, como o Curso para Técnicos e Instrutores de Surf, para capacitar professores e profissionais da área, e aulas particulares de surf, para quem busca interação com a natureza e qualidade de vida, valores diretamente ligados ao nosso esporte.
Para saber mais sobre o Ibrasurf e seus projetos basta clicar no www.fluxexperiences.com.br
Onde tem surf com educação, cultura e meio ambiente o Ibrasurf está envolvido.
Marilia Fakih – Ibrasurf
]]>